Vamos apertar o cinto!!!

Publicada por Tiago Sousa Dias


Desde o inicio de 2008 que a economia portuguesa está fraca, caracterizada por uma forte queda entre a segunda metade de 2007 e a primeira de 2008.
É com estas palavras que começa o Relatório da Primavera da Comissão Europeia. Mas vejamos os principais números:

- Crescimento do PIB - 2008 -> 0%; 2009 -> -3,7%
- Consumo Privado - 2008 -> + 1,6% 2009 -> - 1,3%
- Exportações - 2008 -> -0,5% 2009 -> -11,7%!!!!!!!!!
- Taxa de desemprego - 2008 -> 7,7% 2009 -> 9,1%
- Défice orçamental - 2008 -> 3,8% 2009 -> 5,5%

A minha pergunta é: HÁ DÚVIDAS?

Com uma taxa de desemprego prevista de 9,1% o Partido Socialista vai fazer o quê? Chamar o Manuel Pinho para dizer que há esperança porque a mão de obra portuguesa é barata? Construir uma ponte em Lisboa para criar emprego temporário e acções de formação para retirar nomes da lista de desempregados?
Seja quem for que veja estes números; socialista ou social democrata; de direita ou esquerda uma coisa não pode negar, estamos em crise e a piorar. Portugal não está melhor hoje do que estava há 4 anos 1 mês e 24 dias; tem mais pobreza, mais desemprego, pior balança com o exterior. Tudo piora se pensarmos que já em 11 de Março de 2005 quando iniciou este percurso tenebroso, o Governo de Sócrates anunciava a necessidade de apertar o cinto. Há quatro anos que vamos fazendo uns furinhos extra no cinto e já sabemos hoje que o próximo ano ainda vai ser pior. Será boa altura para ponderar 2 actos eleitorais no mesmo dia poupando assim os cofres dos portugueses?
Deixe o seu comentário

1 Comentários ao Post "Vamos apertar o cinto!!!"

  1. Nuno Campo Said,

    pequena correcção ao texto da Comissão Europeia:
    A economia portuguesa está fraca desde....sempre!!
    quanto a apertar o cinto, Sócrates tinha e tem toda a razão!! É necessário apertar o cinto, porque em queda livre, o melhor é ter alguma coisa que nos segure...o cinto é portanto boa opção! Já o nosso pseudo-engenheiro...

    Publicado em 6 de maio de 2009 às 14:09

     

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos