O Parlamento da União Europeia ? (3)

Publicada por Pedro Pinto de Sousa
Em resposta ao post do Tiago , "Método eleitoral da UE":

Creio que há alguns equívocos que importa desfazer. Em primeiro (e destacado) lugar a democraticidade das decisões dos órgãos da União Europeia é garantida pelo Conselho Europeu. É ao Governo português e não aos Deputados portugueses que cabe a defesa mais decisiva dos interesses portugueses em Bruxelas.
Daí a importância da discussão, que o Tratado de Lisboa uma vez mais modifica, das regras de decisão no seio do Conselho. A procura de consensos no Conselho, como já aqui foi dito, está sempre presente; mas é muito distinto ter decisão por unanimidade, por maioria qualificada ou por maioria simples no Conselho.

Para dar o tal exemplo concreto: em matéria de fiscalidade, desde sempre (e também com o Tratado de Lisboa) exige-se unanimidade no Conselho e o Parlamento é apenas consultado. Isto significa que não há alteração em sede de enquadramento do IVA, por exemplo (que é um imposto comunitário) sem o acordo do Estado português, representado pelo Governo.

Quanto à escolha do Presidente da Comissão; uma vez mais não cabe ao Parlamento Europeu escolher um nome. O Parlamento aprova ou veta o nome que sair do Conselho. É certo que aprova depois o nome dos Comissários, mas muito mais decisivo, e menos comenado, é o poder de fiscalização da actividade desses mesmos Comissários.

Significa isto que o Parlamento é irrelevante ? Não. Desde logo, o Parlamento tem vindo a adquirir competências, e o Tratado de Lisboa confirma esta tendência. Os domínios da chamada "co-decisão" (não é por acaso que o Tratado de Lisboa a rebaptiza de "processo legislativo ordinário") têm vindo a ser alargados. E sendo assim, O Parlamento tem ganho algum "peso político" isto é uma influência que extravasa os limites dos seus poderes legais.
Tudo depende, em grande medida, das personalidades e vontade de fazer dos nossos representantes eleitos. Mas é importante que se saiba que em domínios como o mercado interno, ambiente ou alterações climáticas, o parecer do Parlamento é vinculativo.

Agora, quanto ao facto de os cidadãos se sentirem distantes da Europa, estamos de acordo. Destrinçar as matérias em que o PE pode decidir ou mesmo influenciar é algo que muito poucos cidadãos europeus estão aptos a fazer - e a culpa não é certamente desses cidadãos.

Um aspecto que nunca percebi é por que razão não são estabilizadas, pelo menos, as competências das formações do Conselho (Ambiente, Relações Externas, etc) e as correspondentes Comissões parlamentares do PE. Introduzia-se uma medida de transparência que só beneficiaria o processo...
Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "O Parlamento da União Europeia ? (3)"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos