Dia Marítimo Europeu

Publicada por Nuno Campo



Portugal poderá ter acesso a mais dinheiro dos fundos estruturais, no âmbito da Política Marítima da União Europeia. É o próprio presidente da Comissão que o admite, em declarações à Renascença.
Durão Barroso diz que a nova política europeia abre novas perspectivas de canalização de fundos para as regiões costeiras.A Política Marítima propõe uma abordagem integrada, que leve em consideração aspectos tão diferentes como turismo, alterações climáticas, energia, ordenamento do território e transportes. O mar e os oceanos são o denominador comum.“A ideia é colocar o elemento marítimo em todas as vertentes do nosso desenvolvimento, incluindo também o que se pode fazer através dos fundos estruturais, o que quer dizer que isto vai abrir, se me permite a expressão, uma janela orçamental para as regiões costeiras”, afirmou o chefe do executivo comunitário.Portugal tem a maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Europa e pode, por isso, ser um grande beneficiário desta “janela” – até porque os fundos estruturais e de Coesão, tal como Lisboa os conhece desde 1986, têm fim anunciado a partir de 2014.Portos, turismo e investigação em energias renováveis são alguns dos domínios a privilegiar - “Faria todo o sentido”, diz Durão Barroso.

MG/Daniel Rosário


Esta notícia, publicada no dia em que se celebra o dia Marítimo Europeu (20 de Maio), leva-me a pensar com alguma tristeza que Portugal continua de costas voltadas para o mar. Os portugueses andam entretidos com as argoladas do nosso Primeiro Ministro e as politiquices, e esquecem a "jóia da coroa" que fez de nós um dia líderes do Mundo, o MAR!
Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "Dia Marítimo Europeu"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos