Liberta(s) ?

Publicada por Pedro Pinto de Sousa
Um dos aspectos mais intrigantes da actual campanha para as Europeias é a presença de um novo movimento anti-Tratado de Lisboa, o Libertas, que concorre com listas próprias em muitos países europeus.

Em Portugal o movimento "infiltrou-se" nas listas do MPT, que segundo relatos dos jornais, tem mais de um milhão e 200 mil Euros para gastar na sua campanha...

As motivações e origens da fortuna do milionário irlandês que encabeça o movimento, Declan Ganley, são pouco transparentes. Bem-sucedido ao encabeçar o movimento anti-Tratado Lisboa na Irlanda, Ganley fundou o Libertas com o objectivo de formar um grupo político autónomo no Parlamento Europeu.

No seu blogue, o correspondente do Economist em Bruxelas sugere porquê.
Recuperando declarações públicas do antigo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus de Nicolas Sarkozy, Jean Pierre Jouyet (que exerceu funções durante a Presidência francesa), o colunista sugere que Ganley poderá também servir de testa-de-ferro daqueles que em Washington receiam que o Tratado de Lisboa converta a UE numa potência multilateral mais poderosa...

Já agora, segundo a mesma fonte, o Libertas arrisca uma claríssima derrota eleitoral no 7 de Junho e a possibilidade de formar um grupo político autónomo não deverá passar de uma miragem.
Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "Liberta(s) ?"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos