A piada barata aqui não funciona

Publicada por João Pedro Lopes
"O que eu creio é que Paulo Rangel tem de comer muita papa Maizena para chegar aos calcanhares do Dr. Basílio Horta", afirmou Manuel Pinho aos jornalistas em Ponte de Lima, durante a apresentação da nova linha de apoio para o Turismo.

Esta é o momento da (pré)campanha.

Qual agressão a Vital Moreira, qual importância das ideias, qual quê. A blogosfera parou. Literalmente. Não há blogue que não fale no assunto. Não há blogger que não tenha já feito um poster com a piada. Aleluia, motivo para esta campanha ter interesse.

Isto é típico e repetente no debate parlamentar nacional. E refiro-me ao debate parlamentar português como ao francês ou espanhol. Não há intervenção que não comece com um "sound-byte", uma rima ou algo que não seja circense. Se assim não for, não tem interesse. Não há político que se considere que não tenha sempre a piaducha pronta. E ver qual tem a mais acutilante e refinada. E assim vamos rindo, sorrindo e aliviando as dores dos nossos dias.

Porém, estas trocas de "elogios" entre os cabeças de lista é feita pelos candidatos ao Parlamento Europeu, (se bem que aqui foi um ministro, não faltam exemplos) e aqui o tempo médio de intervenção permitido ao deputado é 1 muinuto [estou já avisar]. Mais acresce que as intervenções dos deputados são traduzidas pelas cabines de interpretação (eu preferia quando aquilo eram de tradução simultânea mas é politicamente correcto chamar-lhes interpretação, assim seja). Ora este tipo de debate pode alegrar as nossas hostes e divertir-nos mas do lado de cá, não surtirá o mínimo efeito. Grande chatice. Nem consigo imaginar aliás como ficariam as traduções de "maizena" em maltês ou letão, mas acredito que os colegas de bancada não perceberiam o sentido da provocação e não se divertiriam garantidamente.

O Parlamento Europeu tem 23 línguas oficiais, o que confere mais de 506 as combinações linguísticas possíveis. Apenas uma nota prática: temos cá 430 intérpretes funcionários e contamos com uma reserva de cerca de 2500 intérpretes externos.

É que cá, o debate prende-se na substância. É que perante isto não vá alguém vir para cá enganado. Amén.
Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "A piada barata aqui não funciona"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos