A culpa esteve em Nice, dirão eles dia 7 de Junho

Publicada por João Pedro Lopes
Afirmação de fuga muito usada em noites eleitorais parece estar de volta nas mais variadas análises aos possiveis cenários de resultado eleitoral. Torna-se evidente e sabido que no dia 7 de Junho todos os partidos perdedores dirão que apesar de reduzirem os seus deputados, tal facto estará associado à redução do número de deputados portugueses no PE e não a qualquer quebra de confiança dos eleitores no seu partido.

Tal desculpa será, entre muitas outras e tantas quantas as imaginações dos candidatos permitir, apresentada como o resultado de uma novidade incontrolável e decidida em Nice. Mesmo quem mantiver os mesmos deputados dirá, aposto, que ganhou. É que agora eram só 22 e não 24, como em 2004. Nada mais errado.

Como tal, por uma questão de objectividade e para evitar dúvidas, deixo desde já o único critério que considero minimamente aceitável. Serão derrotados os partidos cujos resultados forem inferiores ao seguinte: PS - 12 mandatos, PSD - 7 mandatos, PP - 2 mandatos, PCP - 2 mandatos e BE - 1 mandato.

A perda de lugares e o grau de dificuldade em manter é repartido por todos. Mais acresce que a derrota não se prende apenas no número de cadeiras em que se sentam. Mas sim na perda de influência que o partido conseguirá. Parece-me evidente que um partido com 12 deputados é diferente de um com 8 porque perde influência, perde poder negocial, perde lugares, e no PE, com 7 [creio], p.ex., perde o direito a uma vice-presidência, etc....
Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "A culpa esteve em Nice, dirão eles dia 7 de Junho"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos