
Tal desculpa será, entre muitas outras e tantas quantas as imaginações dos candidatos permitir, apresentada como o resultado de uma novidade incontrolável e decidida em Nice. Mesmo quem mantiver os mesmos deputados dirá, aposto, que ganhou. É que agora eram só 22 e não 24, como em 2004. Nada mais errado.
Como tal, por uma questão de objectividade e para evitar dúvidas, deixo desde já o único critério que considero minimamente aceitável. Serão derrotados os partidos cujos resultados forem inferiores ao seguinte: PS - 12 mandatos, PSD - 7 mandatos, PP - 2 mandatos, PCP - 2 mandatos e BE - 1 mandato.
A perda de lugares e o grau de dificuldade em manter é repartido por todos. Mais acresce que a derrota não se prende apenas no número de cadeiras em que se sentam. Mas sim na perda de influência que o partido conseguirá. Parece-me evidente que um partido com 12 deputados é diferente de um com 8 porque perde influência, perde poder negocial, perde lugares, e no PE, com 7 [creio], p.ex., perde o direito a uma vice-presidência, etc....
0 Comentários ao Post "A culpa esteve em Nice, dirão eles dia 7 de Junho"