A Europa, essa vizinha do 5º Esquerdo

Publicada por João Pedro Lopes

Percebemos ontem, sem excepções, complicações, complexidades ou equações matemáticas, ter votado numa Europa em que os 500 M de cidadãos que a compõem, desejam e desprezam-na, deixando que tudo o que lhe diga directamente respeito seja assunto distante e longínquo. A periferia mental que as pessoas criaram e cultivaram ante a Europa, cresce de forma apavorante e medonha. A abstenção bate recordes a cada eleição. Associamos e cimentámos a nossa adesão e os seus benefícios a um pilar exclusivamente subsidiário. Foi repetido assim anos a fio.

Mas onde vive afinal essa Europa que se limita exclusivamente nos seus fundos? Porque nos habituamos a olhar a “Europa” da visão mamífera. A vaca que dá leite até que o leite se vai fazendo escasso, e também ela perde o seu interesse. Com os fundos dos quadros comunitários a terminarem e uma Europa economicamente mergulhada na mais profunda crise pós-guerra, obrigar-nos-ão as circunstâncias a reflectir sobre o afastamento e desinteresse eleitoral que ontem, e mais uma vez, foi um desagradável vencedor.

O problema não é exclusivamente nosso é bem maior. Acreditemos que não decidamos fugir às respostas bocejando um saudável e reconfortante lamento “isso é problema lá de Bruxelas”!
Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "A Europa, essa vizinha do 5º Esquerdo"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos