Notícias - EU emissions

(...)the European Commission has said, pointing to data showing that industrial emissions in 2008 were 3% lower than in 2007. In European Voice

Notícias - Ferreira Leite

(...)o país está a ser "enxovalhado" internacionalmente com a manutenção de Lopes da Mota no Eurojust e desafiou o Governo a demitir o presidente deste organismo europeu. In Expresso

Notícias - Velupillai Prabhakaran

O chefe do exército do Sri Lanka, general Sarath Fonseka, anunciou que os militares encontraram o corpo do líder dos Tigres Tamil(...) In DN

Notícias - Guardas prisionais de Miami

impasse no accionamento do protocolo para doentes com suspeita de gripe A levou o (INEM) a deixar em quarenta os dois técnicos In Ionline

Habemus Cabeça de Lista

Autor: Tiago Sousa Dias 0 Comentários

Read more...

O Parlamento da União Europeia ? (2)

Tem sido justamente comentado, até por aqui, o discurso a “dois tons” da maioria socialista, ora pelo Primeiro-Ministro ora pelo cabeça de lista às europeias, sobre o apoio português à recondução de Barroso.



Serviu o post anterior para nos situar à partida para as eleições “europeias” i.e. as eleições para o Parlamento Europeu.

A este propósito, tem-se justamente comentado, até por aqui, o discurso a “dois tons” da maioria socialista, ora pelo Primeiro-Ministro ora pelo cabeça de lista às europeias, sobre o apoio português à recondução de Barroso.

O posicionamento tem pouco de surpreendente; é menos revelador sobre a “coerência interna” do PS do que sobre a orgânica institucional e a relevância do Parlamento Europeu. É assunto que tencionava trazer à colação e que agora aproveito.

Eleger Barroso ou um presidente à esquerda não é tão importante assim. Na verdade, a actual Comissão já tem representantes à esquerda em pelouros relevantes – vide a pasta do Comércio, entregue aos trabalhistas britânicos (concedo que Mandelson é uma ilustração menos feliz…), a pasta do Emprego a Vladimir Spidla, trabalhista checo… O “mau da fita” é de há muito Charlie McCreevy, um irlandês de ar rude e tendência muito liberal
Mas as pessoas sabem perfeitamente que McCreevy pouco ou nada pode fazer se o Conselho não se quer mexer. Porque quando finalmente o Conselho quis mexer, as coisas mudaram.

No fundo é isto que explica a divergência entre candidato e Primeiro-Ministro. Para um Governo português de centro-esquerda, é mais fácil influenciar um Presidente português de centro-direita do que um não-português da mesma cor política.
Simplesmente, muitos na esquerda portuguesa têm uma aversão a Durão Barroso, uns porque o acompanham desde o desvario maoísta, outros porque vêem nele ainda um antigo Primeiro-Ministro que em Portugal não deixou saudades - ainda que por simples falta de tempo para as deixar...

Este ponto sumariza o descrédito institucional que atinge o Parlamento Europeu. Digo-o com certa mágoa, de quem ali trabalhou durante mais de 3 anos.
Vezes de mais o PE limita-se a uma “feira de vaidades” em que quando verdadeiramente interessa o que está em causa, por norma vêm os Deputados reproduzir fielmente aquilo que ao telefone lhes foi comunicado por um gabinete ministerial do país de origem…
É óbvio que assim sendo o PE é uma instituição de legitimidade amputada.


Autor: Pedro Pinto de Sousa 0 Comentários

Read more...

O Parlamento da União Europeia ? (1)


Participação nas eleições para o PE, 1979-2004. Prognósticos para 2009?






Autor: Pedro Pinto de Sousa 0 Comentários

Read more...

Up up! And away!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por muito que não se goste de Vital Moreira, é homem de passado e doutrina. É bom no que faz. Por isso foi convidado a encabeçar a lista do Partido Socialista.
Correia de Campos não. (CONTINUA...)
Tiago Sousa Dias



Por muito que não se goste de Vital Moreira, é homem de passado e doutrina. É bom no que faz. Por isso foi convidado a encabeçar a lista do Partido Socialista.

Correia de Campos não. Correia de Campos foi um mau Ministro, foi substituído porque já não tinha força politica para continuar e não era respeitado pelas classes profissionais do sector. Recompensa? Siga para Bruxelas. É mau.


Autor: Tiago Sousa Dias 0 Comentários

Read more...

Berlusconi e o terramoto...

Incrível. Berlusconi no seu pior...





No meio da tragédia que nem se sabe se já tem fim, Silvio Berlusconi saiu-se com esta:

"Imaginem que estão a passar um fim de semana no parque."
Acrescentou ainda que não "lhes" falta nada. Têm comida, médicos, tudo...

Que desprezo pela condição humana ou falta de tacto...

Autor: Quadratura do Circo 1 Comentários

Read more...

Obama apoia entrada da Turquia na UE

(Obama) desprezou a UE, os seus órgãos eleitos pelo Povo europeu e ingeriu nos assuntos europeus
Tiago Sousa Dias


Bravo Obama!
Noticía o DN que estas são as palavras com que o Sabah, jornal turco, brinda a Europa.
A ocasião foi o momento das declarações de Obama a encorajar a UE a permitir a adesão da Turquia.
Quanto a mim, parece-me que na ansia de iniciar a aproximação para o convencimento ao médio oriente, apesar de inteligente, começou mal. Obama foi longe de mais.
Não só porque é uma questão sensível para a Europa; não só porque instrumentalizou a Turquia dando um verdadeiro abraço do urso, mas sobretudo porque desprezou a UE, os seus órgãos eleitos pelo Povo europeu e ingeriu nos assuntos europeus. Trata-se de verdadeira ingerência que, no caso, é intolerável.
Certamente que Sarkosy não foi o único a ficar desagradado com essas declarações mas tardará a uma tendência politica europeia aproximar-se às declarações de Obama e começar, com fins eleitoralistas, a defender a adesão da Turquia à UE?
Shame on you Mr. President.
Tiago Sousa Dias
Autor: Tiago Sousa Dias 1 Comentários

Read more...

Terá Barroso o voto de Vital Moreira?

José Sócrates já manifestou o seu apoio à recandidatura de Durão Barroso ao cargo de Presidente da CE.


Ora uma das competências do novo Parlamento Europeu será aprovar o nome proposto pelo Conselho Europeu para a Comissão.

Sendo Vital Moreira o cabeça de lista do PS ao PE, seria prudente também ele dizer se Durão Barroso terá o seu voto. Por uma questão de transparência política. (igualmente publicado na Câmara de Comuns)
Autor: João Pedro Lopes 1 Comentários

Read more...

A Europa e o "efeito" Obama

Contrariando as expectativas que alguns chegaram a alimentar, Obama não planeou qualquer visita às instituições comunitárias na sua primeira deslocação à Europa.



Contrariando as expectativas que alguns chegaram a alimentar, Obama não planeou qualquer visita às instituições comunitárias na sua primeira deslocação à Europa.

Se à deslocação à cimeira do G20 em Londres neste final de semana se sucede a cimeira comemorativa dos 60 anos da NATO em Estrasburgo, no entretanto realiza-se uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Bruxelas que poderia ter sido presidida pelo Presidente Americano.
It wasn’t to be…

Hélas, em matéria de relações externas, e particularmente da resposta política à crise financeira, vale mais escutar as vozes de Londres, Paris e Berlim do que da “capital europeia”. Bruxelas fica-se pela presença fugaz de Hillary Clinton há umas semanas atrás, que se limitou de resto a uma visita de cortesia à Young Transatlantic Network (YTN), um “think tank” de quadros baseados em Bruxelas cujo nome fala por si.

Pelo contrário, Brown esteve na semana passada na sessão plenária de Estrasburgo e assumiu-se como algo mais que o anfitrião de ocasião.
Na verdade, no que respeita às relações com a Europa, e em particular ao nível da regulação financeira, a linha divisória está, hoje como antes, entre um “eixo” Londres-Washington e um “eixo” Paris-Berlim.

Se o Reino Unido resistiu durante muito tempo às pressões no sentido de uma regulação mais estreita do sector financeiro – à semelhança daquilo que se passou durante anos com a banca de investimento nos EUA – acabou por ser Gordon Brown o precursor dos movimentos de recapitalização de bancos e de garantia de depósitos que fizeram caminho na União Europeia. Para trás ficaram as resistências britânicas aos primeiros sinais de desgaste do “capitalismo financeiro” deste início de século – as questões da regulação financeira saltaram para a agenda quando a "aliança" entre Angela Merkel e Nicolas Sarkozy trouxe à colação, no Verão de 2007, os “locus funds”, fundos especulativos ("private equity") que na Alemanha (como na Dinamarca) eram acusados de sugar a economia empresarial à custa de lucros financeiros de curto prazo.

Honra seja feita a quem, como o antigo Primeiro-Ministro Dinamarquês Poul Rasmussen – o presumível candidato de esquerda ao lugar actualmente de Barroso - desde então se bateram pelo voluntarismo europeu na regulação. Os Socialistas exageram hoje na clarividência que se atribuem, mas foram os únicos no quadro partidário europeu a manifestar a fraqueza da arquitectura existente.

Entretanto, Obama divide para reinar. Entre ele e Brown jogar-se-á o mais decisivo denominador comum dos países desenvolvidos. Por "injusto" que seja para os esforços e acção dos que em Bruxelas se bateram por outro quadro de regulação.


Autor: Pedro Pinto de Sousa 3 Comentários

Read more...

No ínicio...

O circo político vai agora ser alvo do escrutínio dos quadrantes.
A tarte tatin foi só o mote para nos sentarmos à mesa com todos (continua...)
Tiago Sousa Dias




O circo político vai agora ser alvo do escrutínio dos quadrantes.
A tarte tatin foi só o mote para nos sentarmos à mesa com todos.

Desejo a todos os quadrantes umas belas postas e sem grande ambição, no minímo espera-se que este blog faça cair dois Governos em 10 anos e nomeie um Provedor de Justiça até 2013.

Tiago Sousa Dias

Autor: Quadratura do Circo 0 Comentários

Read more...

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos