A Europa e o "efeito" Obama

Publicada por Pedro Pinto de Sousa
Contrariando as expectativas que alguns chegaram a alimentar, Obama não planeou qualquer visita às instituições comunitárias na sua primeira deslocação à Europa.



Contrariando as expectativas que alguns chegaram a alimentar, Obama não planeou qualquer visita às instituições comunitárias na sua primeira deslocação à Europa.

Se à deslocação à cimeira do G20 em Londres neste final de semana se sucede a cimeira comemorativa dos 60 anos da NATO em Estrasburgo, no entretanto realiza-se uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Bruxelas que poderia ter sido presidida pelo Presidente Americano.
It wasn’t to be…

Hélas, em matéria de relações externas, e particularmente da resposta política à crise financeira, vale mais escutar as vozes de Londres, Paris e Berlim do que da “capital europeia”. Bruxelas fica-se pela presença fugaz de Hillary Clinton há umas semanas atrás, que se limitou de resto a uma visita de cortesia à Young Transatlantic Network (YTN), um “think tank” de quadros baseados em Bruxelas cujo nome fala por si.

Pelo contrário, Brown esteve na semana passada na sessão plenária de Estrasburgo e assumiu-se como algo mais que o anfitrião de ocasião.
Na verdade, no que respeita às relações com a Europa, e em particular ao nível da regulação financeira, a linha divisória está, hoje como antes, entre um “eixo” Londres-Washington e um “eixo” Paris-Berlim.

Se o Reino Unido resistiu durante muito tempo às pressões no sentido de uma regulação mais estreita do sector financeiro – à semelhança daquilo que se passou durante anos com a banca de investimento nos EUA – acabou por ser Gordon Brown o precursor dos movimentos de recapitalização de bancos e de garantia de depósitos que fizeram caminho na União Europeia. Para trás ficaram as resistências britânicas aos primeiros sinais de desgaste do “capitalismo financeiro” deste início de século – as questões da regulação financeira saltaram para a agenda quando a "aliança" entre Angela Merkel e Nicolas Sarkozy trouxe à colação, no Verão de 2007, os “locus funds”, fundos especulativos ("private equity") que na Alemanha (como na Dinamarca) eram acusados de sugar a economia empresarial à custa de lucros financeiros de curto prazo.

Honra seja feita a quem, como o antigo Primeiro-Ministro Dinamarquês Poul Rasmussen – o presumível candidato de esquerda ao lugar actualmente de Barroso - desde então se bateram pelo voluntarismo europeu na regulação. Os Socialistas exageram hoje na clarividência que se atribuem, mas foram os únicos no quadro partidário europeu a manifestar a fraqueza da arquitectura existente.

Entretanto, Obama divide para reinar. Entre ele e Brown jogar-se-á o mais decisivo denominador comum dos países desenvolvidos. Por "injusto" que seja para os esforços e acção dos que em Bruxelas se bateram por outro quadro de regulação.


Deixe o seu comentário

3 Comentários ao Post "A Europa e o "efeito" Obama"

  1. Cidália Said,

    Baptista Bastos diz que "ser indiferente à política revela amolgadelas de carácter, mente porque, em rigor, defende pareceres desonrados" sic Vasco de Graça Moura em "Alfreda ou a Quimera".
    Não considero que tenha falta de caracter mas a verdade é que a política não me fascina. Não me sinto à vontade para alimentar uma discussão sobre o tema que levantas, talvez por isso, também me seja difícil perceber o fenómeno OBAMA.
    Obama já era fenómeno antes de ser Presidente, se calhar foi Presidente por ser fenómeno.
    Não são só os políticos, os financeiros, os economistas a ter expectativas. Estas, são transversais abrangendo diferentes idades, sexos, raças e sei lá mais o quê...
    Agora mesmo passou na televisão a chegada dele, penso que a Estrasburgo, e não é que as francesas pareciam que tinham acabado de receber os beatles????Só faltaram os desmaios... O que se passa com este homem? A quem irá desiludir?

    Publicado em 3 de abril de 2009 às 21:21

     
  2. Tiago Sousa Dias Said,

    Olha, a mim não me vai desiludir de certeza porque já percebi há muito tempo que vai ser um flop. Já o disse e escrevi várias vezes.

    Mas a questão que o Pedro levanta é de uma subtileza fantástica. Muitos disseram que esta cimeira do G20 marca um ponto na história: o fim da era Bush e o início do entendimento internacional. Ora, para não falar no facto de os manifestantes se terem manifestado na mesma e até ter, infelizmente, falecido um, a verdade é que Obama não entrou nas instituições porque... é preciso ter calma. Os EUA serão sempre os EUA. Seja quem for o seu Presidente, é o Homem mais poderoso do Mundo. Ponto. E este não é diferente, pelo contrário, vem de Chicago sabe como impôr-se. Impôe-se decidindo o seu trajecto. O entendimento com todas as nações foi em Londres. Já chega.
    Os EUA vão continuar a ser a mesma superpotência e não é Obama que vai mudar as consequências que vêm daí. Veremos, por exemplo, daqui a um ano, se há ou não há tropas no Iraque. É que se não houver vamos ter problemas sérios e, porque não, o abuso económico, estratégico e porque não militar do Irão que irá exercer o seu ascendente sobre o Iraque. Como isto é uma consequência inevitável da retirada amerciana nesta fase, não acredito que saia apesar do SantObama o continuar a pregar.

    Publicado em 4 de abril de 2009 às 03:45

     
  3. Nuno Campo Said,

    Portugal tem aqui um importante ponto a seu favor...os cães de água...lol

    Publicado em 7 de maio de 2009 às 16:54

     

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos