O Parlamento da União Europeia ? (2)

Publicada por Pedro Pinto de Sousa
Tem sido justamente comentado, até por aqui, o discurso a “dois tons” da maioria socialista, ora pelo Primeiro-Ministro ora pelo cabeça de lista às europeias, sobre o apoio português à recondução de Barroso.



Serviu o post anterior para nos situar à partida para as eleições “europeias” i.e. as eleições para o Parlamento Europeu.

A este propósito, tem-se justamente comentado, até por aqui, o discurso a “dois tons” da maioria socialista, ora pelo Primeiro-Ministro ora pelo cabeça de lista às europeias, sobre o apoio português à recondução de Barroso.

O posicionamento tem pouco de surpreendente; é menos revelador sobre a “coerência interna” do PS do que sobre a orgânica institucional e a relevância do Parlamento Europeu. É assunto que tencionava trazer à colação e que agora aproveito.

Eleger Barroso ou um presidente à esquerda não é tão importante assim. Na verdade, a actual Comissão já tem representantes à esquerda em pelouros relevantes – vide a pasta do Comércio, entregue aos trabalhistas britânicos (concedo que Mandelson é uma ilustração menos feliz…), a pasta do Emprego a Vladimir Spidla, trabalhista checo… O “mau da fita” é de há muito Charlie McCreevy, um irlandês de ar rude e tendência muito liberal
Mas as pessoas sabem perfeitamente que McCreevy pouco ou nada pode fazer se o Conselho não se quer mexer. Porque quando finalmente o Conselho quis mexer, as coisas mudaram.

No fundo é isto que explica a divergência entre candidato e Primeiro-Ministro. Para um Governo português de centro-esquerda, é mais fácil influenciar um Presidente português de centro-direita do que um não-português da mesma cor política.
Simplesmente, muitos na esquerda portuguesa têm uma aversão a Durão Barroso, uns porque o acompanham desde o desvario maoísta, outros porque vêem nele ainda um antigo Primeiro-Ministro que em Portugal não deixou saudades - ainda que por simples falta de tempo para as deixar...

Este ponto sumariza o descrédito institucional que atinge o Parlamento Europeu. Digo-o com certa mágoa, de quem ali trabalhou durante mais de 3 anos.
Vezes de mais o PE limita-se a uma “feira de vaidades” em que quando verdadeiramente interessa o que está em causa, por norma vêm os Deputados reproduzir fielmente aquilo que ao telefone lhes foi comunicado por um gabinete ministerial do país de origem…
É óbvio que assim sendo o PE é uma instituição de legitimidade amputada.


Deixe o seu comentário

0 Comentários ao Post "O Parlamento da União Europeia ? (2)"

Enviar um comentário

Vídeo da Semana

Posts Recentes


Blogger Widgets

Disclaimer

1- As declarações aqui prestadas são da exclusiva respon-sabilidade do respectivo autor.
2 - O Quadratura do Circo não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate.
3 - Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blog são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reser-vando-se o Quadratura do Circo o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

Os mais vistos